sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Morre o arcebispo emérito de Milão, Cardeal Carlo Maria Martini.

O Cardeal Carlo Maria Martini faleceu na sexta-feira, dia 31 de agosto, em Milão. O arcebispo emérito da capital italiana estava internado no Centro Parkinson do Instituto Clínico de Aperfeiçoamento de Milão. O médico que o acompanhou, Gianni Pezzoli, diretor da unidade de Neurologia do Centro, já havia afirmado mais cedo que a doença estava em fase terminal. O Papa Bento XVI acompanhou constantemente, por meio de informações diárias, as condições de saúde de Martini.
Na noite de quinta-feira, 30 de agosto, em um comunicado da Arquidiocese de Milão, o Cardeal Angelo Scola afirmou que "recomendou a todos os fieis da Diocese e todas as pessoas amigas do Cardeal Martini orações especiais, para expressar o afeto e proximidade neste momento delicado".
Nascido em Turim em 1927, Carlo Maria Martini foi um excelente estudioso da Bíblia. Entrou na Companhia de Jesus em 1944 e completou os estudos acadêmicos no Instituto Social de Turim. Recebeu a ordem presbiteral no dia 13 de Julho de 1952. Foi Reitor durante muitos anos o Pontifício Instituto Bíblico e a Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Foi nomeado Arcebispo de Milão em 1979, cargo que manteve até 2002, deixando por limites de idade.
Depois de um longo período de residência em Terra Santa, em 2008 voltou para Itália para tratar do Mal de Parkinson, que o afetou por alguns anos. Desde então residia no Aloisianum, casa dos Jesuitas, em Gallarate perto de Milão.

Fonte:http://www.jesuitasbrasil.com/jst/conteudo/visualiza_lo12.php?pag=;portaljesuitas;paginas;visualiza_lo12&cod=3037&secao=164

Nenhum comentário:

Postar um comentário